sobre

Marcus Bonilla por Luciana Lee

foto: Luciana Lee

Doutor em Artes pela UFPA, e mestre em música na área de etnomusicologia pela UDESC, conta com uma vasta experiência como músico profissional, atuando em diferentes frentes, seja como violonista, compositor, professor, etnomusicólogo e arranjador.

Como músico

Iniciou sua atuação musical, participando da Camerata Consort de Violões, em Porto Alegre. Mais tarde,  viajou pela Europa durante 3 meses, tocando em diversos países. Em 2000, lançou seu primeiro CD solo Dedilhando o Brasil, no qual interpreta compositores brasileiros e também algumas composições próprias. Foi  vencedor do Prêmio Açorianos de Música em Porto Alegre, como melhor CD instrumental do ano. Participou ainda da Orquestra de Mantras Rudráksha, também premiada com o Açorianos de Música. Em 2008 lança seu segundo CD Solo Caminhante do Céu Vermelho em ambiente virtual. Já acompanhou e participou de shows de muitos cantores e músicos conhecidos da cena musical independente no Brasil.

Como professor

Com bacharelado em violão na UFRGS,  Pós graduação em Educação Musical, mestrado etnomusicologia pela UDESC e doutor em Artes pela UFPA, é professor universitário desde 1994, desenvolvendo trabalhos voltados para a educação, extensão e pesquisa.  Atualmente atua como professor das disciplinas de música do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música da Universidade Federal do Tocantins – UFT no campus de Tocantinópolis (TO).

Como produtor e arranjador

Sua sólida formação musical aliada aos conhecimentos de técnicas de gravação, tem lhe permitido uma eficiente atuação, também como produtor, arranjador e diretor de produção. Produziu CDs premiados no cenário musical de Porto Alegre.

Os Recitais

Atualmente realiza apresentações solo com o repertório dos dois últimos CDs – Dedilhando o Brasil e Caminhante do Céu Vermelho e também com obras do repertório do “violão brasileiro”, que foi tema de sua dissertação de mestrado.